"Porque sim" não é resposta!
Olá pessoal, tudo bem?
Antes de entrarmos no tema de hoje, gostaria de me apresentar:
Me chamo Heitor e estou CEO na Analisou.
Sou apaixonado por churrasco, cerveja e me aventuro como músico tocando aquele bom e velho rock.
Desde a fundação da Analisou, buscamos fazer diferente. Acreditamos genuinamente no nosso propósito que é:
Ajudar pessoas a tomarem melhores decisões e atingirem seus resultados.
Não me recordo onde li ou ouvi, mas carrego comigo a frase: Tudo é sobre pessoas. Neste contexto, sempre digo ao time da Analisou que cartão CNPJ não acessa o sistema. Sempre teremos que nos relacionar com pessoas, e, pensando nisso, trabalhar desde o início em uma cultura forte e presente não é apenas um complemento; é o centro de tudo que fazemos.
Como aqui na Analisou respiramos dados, gostaria de trazer alguns indicadores para vocês:
82% das pessoas acreditam que a cultura é uma vantagem competitiva, reforçando que uma cultura positiva melhora a produtividade, o comportamento e o engajamento dos funcionários (TeamStage). Além disso, 86% dos candidatos ao emprego evitam empresas com má reputação, destacando a influência direta da cultura empresarial na atração de talentos.
Eu gostaria de compartilhar com vocês as ações que fazemos na Analisou e também gostaria muito de ouvir as ações que acontecem nas suas empresas.
Vamos começar falando dos nossos valores. Definir valores, e documentá-los é fundamental para o sucesso deles. Nós criamos nossos valores baseados em dois pilares:
1 - Os valores devem ser aqueles que os sócios naturalmente praticam no dia a dia e nos quais realmente acreditam, pois não há nada pior do que ter um valor empresarial que, na prática, não é cumprido pelo CEO ou pelos sócios. Essa é a razão dos valores serem só palavras bonitas, por que quando as pessoas a frente da empresa deixam para o RH ou para uma consultoria escreverem e não se envolvem no processo, as pessoas não se conectam ou podem até fazer piada pelas costas.
📌 Na prática: nosso processo de criação de valores foi conduzido por quatro pessoas. Cauê Caetano Boeing do nosso time de marketing se reuniu com os 3 sócios e aplicou metodologias de design para que nós 3, pudéssemos definir os valores da empresa.
2 - Nós entendemos que fazia muito sentido nossos valores serem criativos e acabamos decidindo basear eles em elementos da cultura pop, não foi uma escolha óbvia inicialmente, mas, abraçando essa ideia, descobrimos uma forma relevante de expressar quem somos.
Foi assim que surgiu o DNAnalisou, nosso código de valores que guia nosso comportamento na empresa.
Mas por que DNA?
Nossos cinco valores são:
1 - Diferentemente iguais #respeito (baseado no universo de Star Wars)
Em nossa galáxia, o respeito é a força que nos une. Assim como os Jedis respeitam as diferentes habilidades, nós valorizamos a singularidade. Que a harmonia e o respeito estejam sempre conosco, criando uma cultura onde todos são heróis em sua própria jornada.
2 - Sem capa #transparência (baseado no universo de Harry Potter)
Transparência é a poção mágica que revela a verdade na Analisou. Não buscamos usar a capa da invisibilidade, pois queremos mostrar claramente nossas intenções e caminhos. Com informações acessíveis a todos como se fossem páginas de um livro aberto, queremos construir um ambiente onde a honestidade é a varinha das varinhas.
3 - Modo multiplayer #colaboração (baseado no universo gamer)
Jogamos em modo multiplayer onde cada membro é um jogador com habilidades únicas. Juntos, formamos um time que compartilha recursos, estratégias e conquista o objetivos para passar de fase e desbloquear novos desafios.
4 - Hakuna matata #leveza (baseado no universo de Rei Leão)
Aqui, adotamos a filosofia 'Hakuna Matata'. Em nosso reino, a leveza é nossa fórmula mágica. Encaramos desafios com o espírito de um leão sorridente, onde a alegria e a criatividade são nossos superpoderes. Buscamos diariamente transformar o trabalho em uma jornada leve.
5 - Cumprindo a jornada #comprometimento (baseado no universo de Senhor dos Anéis)
Inspirados pelos personagens que nunca desistem, somos como um Hobbit comprometido a terminar e cumprir nossa jornada. Olhamos para os desafios com o compromisso de ajudar as pessoas e entregar o nosso melhor cumprindo acordos e combinados.
Para cada um desses valores, temos uma lista com comportamentos esperados, documentados no Notion, uma ferramenta de produtividade e organização.
Para finalizarmos a parte dos valores, é preciso dizer: eles estão 200% presentes nos nossos processos seletivos, eles são a bússola para a contratação de um novo colaborador.
Além dos valores, temos algumas ações e rotinas que quero compartilhar com vocês.
Time DNA:
Toda segunda-feira às 17h nosso squad se reúne para definir as ações de integração e cultura que podemos executar dentro da empresa. Nesse time temos:
1 pessoa do time de CS.
1 pessoa do time de marketing.
1 pessoa do time de desenvolvimento.
1 sócio, hoje sendo eu o CEO.
Trabalhamos visando organizar ações internas para deixar cada vez melhor nosso DNA. Atuamos nas mais diversas ações e conectamos em um calendário no ano desenvolvido pela gente. #ModoMultiplayer #HakunaMatata #DiferentementeIguais.
📌 Na prática: Se você quiser nosso calendário de ações, deixe nos comentários que mandamos para você 😀
Educalisou:
O Educalisou é nosso movimento/squad de educação na empresa. O objetivo do movimento é gerar a troca de conhecimento e aumentar ainda mais a vontade das pessoas se desenvolverem profissionalmente.
Nesse squad temos como responsáveis:
1 pessoa do time de marketing.
1 pessoa do time de desenvolvimento.
Esse squad é responsável por 3 frentes:
1 - Analiteca: A biblioteca da Analisou. Aqui temos uma biblioteca com livros de diversas áreas e de livre acesso para os colaboradores reservarem e lerem conforme a sua vontade.
2 - Select*: Nossa capacitação mensal para o time de desenvolvimento. Este encontro acontece uma vez por mês onde nosso time de desenvolvimento se reúne para que uma ou mais pessoas apresentem algum conteúdo técnico ou implementação que fez para o time. #ModoMultiplayer
3 - Cursos e capacitações externas: A ideia é que esse squad traga e proponha capacitações externas para o time como um todo. #CumprindoAJornada
Resultalisou:
Todo mês, temos uma agenda chamada "Resultalisou", cujo objetivo é ser a nossa reunião de resultados. Cada área apresenta seus indicadores, desafios e conquistas com muita transparência.
A empresa inteira se reúne em um horário para fazermos esse alinhamento geral. #SemCapa
Fazemos isso porque acreditamos que esse tipo de encontro reforça pelo menos 3 pilares:
Confiança: Quando compartilhamos abertamente os resultados com a equipe, construímos um ambiente de confiança.
Engajamento: Visualizar os resultados cria um sentido de propriedade e motivação.
Melhoria Contínua: Com os resultados à vista, cada desafio se torna uma oportunidade de aprendizado. Isso promove uma cultura de melhoria contínua.
Ao final dessa agenda, sempre abrimos espaço para perguntas e contribuições da equipe. Sabemos que nenhuma empresa é perfeita, e estamos sempre aprendendo. Recentemente, em uma dessas reuniões, um membro do time sugeriu que olhássemos com mais atenção para nossa plataforma de gestão de tarefas. Implementamos uma nova forma de gerenciar essas atividades, trocamos de plataforma e a diferença foi notável. Essas pequenas vitórias mostram que estar aberto a ouvir todos é tão importante quanto apresentar os resultados.
1:1 (one-on-one)
Muita gente fala dos one-on-one (reunião curta entre o líder com cada um de seus liderados, separadamente), mas não é incomum essas agendas serem remarcadas diversas vezes e por fim ficam meses sem acontecer. Como eu escrevi acima, sei que nenhuma empresa é perfeita mas aqui na Analisou damos uma importância muito grande para esse encontro:
Durante um encontro 1:1, tanto o líder quanto o liderado têm a chance de:
Feedback: É um momento para oferecer feedback construtivo e expressar opiniões e preocupações.
Planejamento e desenvolvimento: Ambos podem revisar e ajustar metas de curto e longo prazo, discutir progressos e traçar planos de desenvolvimento pessoal e profissional.
Construção de relacionamento: Essas reuniões ajudam a construir e fortalecer a relação entre líder e liderado, promovendo um ambiente de trabalho mais aberto e de confiança.
Identificação de desafios e soluções: É um espaço para discutir problemas operacionais ou pessoais que podem estar afetando o desempenho do liderado, buscando juntos soluções ou alternativas.
📌 Na prática: Aqui na Analisou os líderes optam por executar o 1:1 semanal ou quinzenal, tudo dependendo do tamanho do time e das características individuais.
Investir em cultura não é apenas sobre criar um ambiente de trabalho legal. É sobre fomentar um ecossistema onde a inovação, comprometimento e respeito florescem. É onde os dados se humanizam e as relações se aprofundam.
Empresas com culturas fortes não apenas atraem talentos; elas os retêm e prosperam.
Acreditamos que, ao investir na cultura, não estamos apenas melhorando nossa empresa, estamos elevando o padrão do que significa ser uma Analisou melhor.
Como um apaixonado por gente e gestão adoraria ler nos comentários casos de sucesso onde a cultura é aplicada na empresa onde você trabalha, espero que compartilhar um pouco de como as coisas funcionam aqui na Analisou tenha gerado insights interessantes para o seu dia-a-dia.
Até a próxima,